Figurino p/ Recreador Hospitalar



O visual do recreador hospitalar é repleto de possibilidades, onde os acessórios são instrumentos de composição visual. Porém, para que exista harmonia da imagem com a proposta de estilo, é necessário cuidado, coerência e bom senso. 

Os recreadores jamais deverão esquecer-se que eles não se enfeitam para eles próprios, mas sim para o seu público. Por isso, o que deve prevalecer não é o seu gosto pessoal, uma vez que ela interpreta um personagem.

O recreador é constantemente avaliado (pelos pacientes, acompanhantes, visitantes, profissionais do hospital), uma vez que sua imagem não passa despercebida. Por isso, para que ele seja lembrado de forma positiva, ele deve tomar todos os cuidados possíveis. Sua roupa deve estar sempre muito limpa e bem passada. Cuidado com roupas encardidas, rasgadas, faltando botões, para que o visual não tenha características de desleixo.

Por maior que seja o capricho com sua imagem, lembrem-se que o melhor enfeite é sempre um belo e sincero sorriso, acompanhado de assuntos altruístas e comportamento cordial. 


Veja abaixo algumas dicas para composição de 

figurino para recreador hospitalar:


__________________________________________________

ACESSÓRIOS 

Os acessórios para o figurino dos recreadores, além de harmônicos com a proposta visual, não podem interferir na higienização das mãos, no período que antecede a visita de cada paciente.

Indico como bons acessórios recreativos:

COLAR

ENFEITES PARA CABELO  
GRANDES BRINCOS

BROCHES

ÓCULOS, GRAVATAS


Contra-indico como acessórios recreativos:

  • ANÉIS: devido dificultar a higienização das mãos;
  • PULSEIRAS: devido dificultar a higienização das mãos;
  • BUÁ DE PENAS: devido impossibilidade de serem lavados;
  • LUVAS: devido limitar o contato com os pacientes (exceto os casos de prevenção de contato, devido risco de contaminação).
_____________________________________________________


MEIAS

O poder de uma fantasia não está no "conjunto da obra", está nos detalhes. Por isso, encontrar peças que façam um diferencial no seu estilo, é o caminho para o sucesso do seu visual.

Veja nas fotos abaixo, alguns exemplos de modelos de meias, utilizadas pelas recreadoras da associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar:









________________________________________

CRACHÁ

O recreador hospitalar, independente de ser voluntário ou não, é um colaborador da instituição onde ele  estiver atuando. Por isso, cabe a ele respeitar as normas de conduta estipuladas pelas instituições, onde dentre estas normas está a utilização de documento de identificação funcional. 

Os recreadores do Saúde & Alegria Animação Hospitalar (http://saudealegria.com.br/site/utilizam como documentação de identificação o crachá oferecido pelo próprio Saúde & Alegria.

O motivo para este modelo grande é que muitos dos pacientes que eles visitarão possuem problemas de visão e os receberão sem óculos.





_____________________________________________________

SAPATOS

É de extrema importância que os sapatos dos recreadores hospitalares sejam fechados e de material resistente, para o caso de pisar em material pérfurocortante. Nada de utilizar calçados de tecido, como por exemplo pantufas, que absorvem líquidos que por ventura possam estar dispersos no chão. 


_____________________________________________________

UNHAS



A produção visual da recreadora pode ultrapassar os limites das roupas e maquiagem, pode-se estender-se às unhas. Porém, cabe lembrar que, para atuar em hospital, é necessário que as unhas estejam curtaspois quando as unhas estão longas, dificulta-se a higienização. 

Veja abaixo, alguns modelos de decoração de unhas:




























Nenhum comentário: