RECREADORES DE GOIÂNIA-GO


GRUPO 1 de 6

ASSOCIAÇÃO SAÚDE & ALEGRIA

 ANIMAÇÃO HOSPITALAR

(Hospital Araújo Jorge)



A Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar  é uma instituição SEM FINS LUCRATIVOS de UTILIDADE PÚBLICA, que atua desde 1998 com RECREAÇÃO HOSPITALAR na cidade de Goiânia/GO, no Hospital Araújo Jorge (especializado no tratamento contra o câncer), onde visita crianças e adultos. Todos os seus 37 integrantes são voluntários.

Seu processo seletivo anualmente, no mês de setembro, sendo que a coordenação deste processo é realizado por psicólogas. A idade mínima para participar do processo seletivo é 21 anos.

A capacitação dos seus voluntários acontece através do CURSO BÁSICO PARA RECREADOR HOSPITALAR, onde são abordados os seguintes temas:



  • Produção visual;
  • Maquiagem Artística;
  • Ética e etiqueta;
  • Esculturas de balões
  • Biossegurança
  • Reconhecimento de material hospitalar
  • Recreação hospitalar com crianças;
  • Recreação hospitalar com adultos;
  • Recreação hospitalar com pacientes na emergência;
  • Recreação hospitalar com pacientes na UTI;

CONTATOS

TELEFONE: (62) 3206.1758
E-MAIL: saude.alegria@hotmail.com
SITE: www.saudealegria.com.br


_____________________________________________________

GRUPO 2 de 6 

GRUPO MEDICÓCEGAS

(Hospital Araújo Jorge)


Fundada no ano 2000, o ”Medicócegas“ é um grupo de voluntários que acredita na realização de um trabalho mais humano dentro dos hospitais, onde o paciente receba a atenção e o carinho que o ajude na recuperação.

Carregando o lema ”O Amor ao Próximo nos Une“, o grupo leva alegria para os pacientes, acompanhantes e equipe da Pediatria do Hospital Araújo Jorge. Este grupo faz extração de sorrisos, hemochulégramas, ”consertam“ o visual das pessoas enfim, enchem a pediatria de magia e fantasia, fazendo com que, ao menos por instantes, a internação seja vista com outros olhos. 

O grupo foi fundado com o objetivo de promover uma quebra no contexto hospitalar e contribuir com a sua humanização. É composto por pessoas que durante a semana desempenham as mais diversas funções e que aos sábados se transformam em instrumentos à partir da figura de “médicos” mais corados e coloridos, que percorrem o hospital levando alegria, vida e esperança. 

A princípio, o grupo encontrou algumas dificuldades, principalmente quanto a resistência de alguns ao se deparar com um palhaço dentro hospital (lugar de recolhimento!), porém aos poucos pôde-se mostrar que não se tem como única possibilidade, neste ambiente, a tristeza e a morte, mas acima de tudo, vida e que por isso deve ter também alegrias.

O grupo tem inúmeros projetos que visam ampliar os efeitos positivos deste trabalho, no entanto, faltam parceiros e patrocinadores para que estes sejam executados. 

Enquanto não podem contar com a colaboração de terceiros, o grupo caminha com aquilo que não lhes falta, AMOR!


Hoje (25/02/2012), o Grupo Medicócegas concedeu uma entrevista ao blog leozinhocastello.blogspot.com, onde formam descritas as características deste grupo. Neste encontro, foi possível contemplar a maquiagem e figurino colorido, versátil e espontâneo deste grupo:

Veja abaixo o vídeo onde os doutores Locão e  Avesso falam sobre
AS PRINCIPAIS NORMAS DO MEDICÓCEGAS

Veja abaixo o vídeo onde os doutores Curador e  Manteiga falam sobre
A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA DENTRO DA RECREAÇÃO 

Veja abaixo o vídeo onde a Dra. Borboletinha fala sobre
AS CARACTERÍSTICAS DOS RECREADORES

Veja abaixo o vídeo onde uma estagiária de recreação fala sobre
O SEU ESTÁGIO JUNTO AO MEDICÓCEGAS

Neste grupo existem recreadores de religiões diversas, porém, ele não se define como um grupo religioso. No entanto, o início de todas as suas atividades transcorre-se com uma bela oração.


CONTATOS:
E-mail: grupomedicocegas@gmail.com
Fone: (62) 8412.1238 (c/ Janda )

_______________________________________

GRUPO 3 de 6 

GRUPO ARTE & ALEGRIA

(Hospital Materno Infantil



Fundado em maio/2010 por Keila Alves , o Grupo Arte & Alegria é um grupo de voluntários que procura levar alegria contagiante, compartilhar seu sentimento de fraternidade e companheirismo. 


Sua atuação acontece em hospitais, creches, abrigos, instituições ou onde precisar... 

Fazem dinâmicas, brincadeiras, contação de histórias ou mesmo ouvir e dar uma palavra amiga. 


A recreação hospitalar deste grupo acontece mensalmente junto aos internos do Hospital Materno Infantil de Goiânia. 


CONTATOS:
Fone:(62) 8191-2549Keilla Alves (Palhacinha Felícia)
E-mail: grupoartealegria@gmail.com


________________________________________


GRUPO 4 de 6 


GRUPO PRONTO SORRISO
(Hospital das Clínicas de Goiânia)

O Pronto-Sorriso foi criado em 1998 por acadêmicos da Faculdade de Medicina como um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás, sem fins lucrativos, e é coordenado pela gastropediatra Dra. Fátima Maria Lindoso da Silva Lima. O grupo está em atividade desde março de 1999, no Hospital das Clínicas de Goiânia e eventualmente em eventos em creches, hospitais e postos de saúde. O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas, como medicina, pedagogia, artes cênicas e arte circense.
Em 2007 o Pronto-Sorriso foi inserido no modelo de Núcleo Livre, fazendo com que a duração passasse de um ano e seis meses para dois anos, divididos em dois núcleos de atividades, com duração de um ano em cada fase.
O Pronto-Sorriso, apesar de similar a outros projetos de palhaços de
hospital, possui algumas singularidades. É um projeto vinculado a uma instituição de ensino (UFG), a qual permite a qualquer aluno participar do mesmo, cumprindo assim, uma importante função social de integração de indivíduos de diferentes áreas do conhecimento. No entanto, como característica principal, a maior parte desses alunos são graduandos em Medicina dos primeiros períodos do curso. Tal fator é de especial relevância para estes acadêmicos, haja vista que o pronto-sorriso proporciona um primeiro contato desses indivíduos tanto com o ambiente hospitalar quanto com os pacientes, sob uma visão diferente da relação aluno-paciente tradicional.


________________________________________

GRUPO 5 de 6
Foto: Leozinho Castello  

GRUPO SOS ALEGRIA
(Hospital das Clínicas de Goiânia)


O SOS Alegria é um grupo que existe desde 2007, e atua principalmente no Hospital Das Clínicas - HC, na cidade de Goiânia-GO. Seus integrantes são voluntários e realizam o trabalho quinzenalmente, nas manhãs de domingo, visitando crianças hospitalizadas. São jovens estudantes de diversas áreas, que se unem pelo objetivo de levar um pouco de carinho, alegria e atenção. 
(Fonte 2: vídeo entrevista para o blog leozinhocastello.blogspot.com)


As visitas deste grupo podem variar ocasionalmente em datas comemorativas, como no Dia das Crianças e Natal. 


O SOS ALEGRIA é um grupo sem fins-lucrativos, onde todos os gastos (com acessórios, presentes, balões, gasolina) são divididos entre os membros do grupo, salvo quando conseguem doações.  


Para ser integrante do grupo SOS ALEGRIA, é necessário assistir duas palestras:
  • pela Organização dos Voluntários de Goiás (OVG)
  • pelo Hospital Materno Infantil (CCIH).
             

A missão deste grupo, é levar sorrisos e alegria a crianças em difíceis condições físicas e/ou psicológicas, que por ventura encontram-se hospitalizadas, fazendo desses gestos um meio de enriquecimento da experiência humana. 




O SOS Alegria busca a cada dia melhorar sua formação, para assim incentivar a prática da arte de fazer caridade.

VEJA ABAIXO
ENTREVISTA DO SOS ALEGRIA
PARA O BLOG LEOZINHOCASTELLO.BLOGSPOT.COM:



CONTATOS:
FONE: (62) 8574.0036 com Lorena (Presidente do Grupo)
E-mail:  ioh.oliveira@hotmail.com (Lorena)
E-mail: taty.sunshine@gmail.com (Tatiana)
BLOG: sosalegria_gyn.blogspot.com

________________________________________


GRUPO 6 de 6 

ONG PRO HUMANOS
(Hospital Geral de Goiânia)



A ONG Prohumanos - Programa de Humanização e Assistência Social , tem como objetivo levar a qualidade de vida aos hospitais e escolas. 
Sua sede está situada na cidade de Uberlândia-MG, sendo que, esta instituição possui sete unidades distribuídas em:

- Goiás;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso;
Em Goiânia, o atendimento recreativo hospitalar é desenvolvido no HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA-HGG, onde visitam crianças e adultos. 


FONTE: 

Veja abaixo 
algumas fotos da visita hospitalar 
realizada pela ONG PROHUMANOS
no HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA:






Nos dia 03, 04 e 05/02/12, o PROHUMANOS realizou um curso de humanização em Goiânia. O Dr. Leozinho Castello participou deste curso e se encantou com tudo que foi apresentado.

Neste curso tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a ONG PROHUMANOS, e minha conclusão foi que, a Instituição é o corpo deste trabalho, mas a alma é o ZILÃO (coordenador geral do projeto PROHUMANOS). Ele é um moço espetacular, de coração bom, que além de ser alegre e educado é principalmente   respeitoso. Sua atitude perante a vida é algo muito abençoado por Deus, e o seu profissionalismo diante desta "profissão de recreador" é algo tão digno que serve de exemplo para todos os outros recreadores. Foi um prazer e uma honra conhecê-lo e ouvi-lo.(Leozinho Castello).


Veja abaixo,
entrevista do Zilão (coordenador do PROHUMANOS)
para o blog: leozinhocastello.blogspot.com

Veja abaixo,
fotos do curso da ONG PROHUMANOS
em Goiânia-GO


CONTATO:
(62) 8482.1576 - OI - Diego Alcântara
(62) 9372.4095 - CLARO - Diego Alcântara 
SITE: prohumanos.org
E-mail:   prohumanosgo@gmail.com 

    ________________________________________
    CASO VOCÊ TENHA CONHECIMENTO DE OUTRO GRUPO QUE ATUA EM GOIÂNIA-GO, FAVOR INFORMAR-NOS VIA E-MAIL (saude.alegria@hotmail.com) PARA DIVULGÁ-LO NESTE BLOG.   OBRIGADO!

Nenhum comentário: