DICAS para montar um grupo


Devido ao grande número de pedidos de dicas para montar grupo de recreadores hospitalares, segue abaixo algumas dicas básicas:


DICA 1° MONTAR EQUIPE ADMINISTRATIVA

   A administração cabe em todas os empreendimentos, inclusive na RECREAÇÃO HOSPITALAR. Sendo assim, para montar um grupo, comece pela equipe administrativa, identificando as funções de:

Presidente: é o responsável e representante legal pelo grupo;

Coordenador Financeiro: responsável pelo controle de toda movimentação financeira, além de manter atualizado e organizado todos arquivos financeiros, dentre eles as notas fiscais e recibos de entrada e saída;

Coordenador Marketing: responsável pela divulgação do grupo, podendo esta divulgação ser através de folder, banner, blog, site, redes sociais. Este coordenador também é responsável pelos registros fotográficos. 

Coordenador de Gestão de Pessoas: responsável pela documentação dos participantes, incluindo a elaboração do Termo de Trabalho Voluntário (equivalente a um contrato de trabalho). É também o responsável pelo registro das atividades dos recreadores assim como a promoção de um bom ambiente de trabalho e aprimoramento ocupacional dos integrantes do grupo. 

Coordenador Produção: responsável pelo controle e aquisição do material recreativo e administrativo. Também é o responsável pelo acompanhamento dos resultados do trabalho. 

Recreadores: responsáveis pela visita recreativa a realizar-se junto aos pacientes. 


DICA 2° RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DOS RECREADORES

Estipule um perfil para seus recreadores. Na Assoc. Saúde & Alegria a exigência básica é que o candidato ao cargo possua idade superior a 21 anos.
Para o primeiro projeto, busque os recreadores dentro do seu círculo de amizade, convidando dentre estes os que você acredita que serão compromissados, éticos e respeitadores com os pacientes e a equipe. 

DICA 3° ELABORAÇÃO DO PROJETO

A equipe administrativa deverá elaborar um projeto, onde deverá constar:

Plano de Ação:  Explica a forma como os recreadores atuarão, assim como, apresenta o cronograma de atuação, publico alvo e o tempo de duração do projeto (recomendo que o primeiro projeto seja de 6 meses).

Plano de Marketing: Descreve as formas como o projeto será divulgado. Esta divulgação é imprescindível para conquistar novos voluntários e/ou patrocinadores.

Plano Financeiro: Apresenta o orçamento do projeto, assim como a lista das fontes de recursos. No caso da Assoc. Saúde & Alegria, a principal fonte de recursos é a taxa de participação que os recreadores pagam mensalmente. 

DICA 4° CAPACITAÇÃO DOS RECREADORES

A capacitação dos recreadores é fundamental para execução de um bom trabalho. Para isso procure uma enfermeira para montar uma oficina de biossegurança, sendo que, esta oficina deverá ser coerente com o público alvo que o grupo visitará (adulto ou infantil, quadro clínico, especialidade terapêutica). É necessário também a consultoria de uma psicóloga que possua especialização hospitalar, para falar sobre os cuidados a serem adotados durante as abordagens junto aos pacientes. 

DICA 5° FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA

Com o seu projeto em mãos, procure a diretoria do hospital onde deseja atuar para oferecer seu trabalho.  Caso o hospital aceite seu trabalho, é indispensável que este ofereça ao grupo um documento de autorização de atuação.
DICA 6° CUIDADOS COM BARULHO

O trabalho do hospital deve ser alegre, porém sem barulho.  Cuide para que seus recreadores não confundam a alegria do palhaço com algazarra. 



Que Deus abençoe enormemente no seu projeto, de forma que você e seu grupo possa levar esperança e otimismo para todas pessoas hospitalizadas que vocês visitarem.


Cordialmente,
Maurício Antônio do Nascimento
(Dr. Leozinho Castello)

Nenhum comentário: