quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA OS GRUPOS DE PALHAÇOS QUE ATUAM EM HOSPITAL


Maurício Antônio do Nascimento com Dra. Clariderm (coordenadora de Marketing da Assoc. Saúde & Alegria) e Dra. Tia Nina (Coordenadora de Produção da Assoc. Saúde & Alegria)

Texto: Maurício Antônio do Nascimento

Com o passar do tempo o trabalho voluntário tem conquistado maior credibilidade junto à sociedade, isso graças a diversos trabalhos de extremo profissionalismo que são desenvolvidos em várias áreas, dentre elas a RECREAÇÃO HOSPITALAR.
.
Os grupos de palhaços que atuam em hospitais de todo o mundo tem transformado este ambiente em locais mais humanizados, onde os indivíduos são mais importantes que as doenças.
.
Infelizmente a maioria desses grupos não consegue se consolidar e  encerram suas atividades em pouco tempo. 
.
Através da observação e de entrevistas com integrantes de alguns grupos inativos, constatei que dentre os fatores que desencadeiam a dissolução desses grupos está a falta de planejamento de marketing.
Alguns grupos, por atuarem com trabalho voluntário, acreditam que o que se é ofertado não deve ser divulgado, no entanto, esquecem que, muitas pessoas buscam oportunidade de trabalho voluntário e não sabem onde procurar. Outras pessoas desejam fazer ofertas financeiras e encontram dificuldades para encontrar locais confiáveis.  Daí a importância de realizar um trabalho profissional, ético, de honestidade transparente  e divulgá-lo, pois desta forma você não estará "somente" pedindo auxílio, dessa forma você estará é "ofertando" oportunidades de caridade, seja através do trabalho voluntário ou para doações.
.
Sendo assim, o marketing é uma ferramenta importantíssima para conquista de colaboradores e patrocinadores. 


PLANO DE MARKETING DA ASSOCIAÇÃO
SAÚDE & ALEGRIA ANIMAÇÃO HOSPITALAR

O plano de marketing da Associação Saúde & Alegria é dividido em marketing interno e marketing externo:

1. Marketing interno

O objetivo principal do marketing interno da Associação Saúde & Alegria Animação Hospitalar está relacionado a divulgação da programação das suas atividades, assim como a apresentação dos seus resultados. Esta divulgação é direcionada aos associados através do “Jornal On Line Saúde & Alegria”, distribuído semanalmente via correio eletrônio. Seus objetivos são:

- Fortalecer os relacionamentos interpessoais dos colaboradores;


- Ilustrar a boa organização da associação, promovendo aos seus colaboradores satisfação por fazerem parte de uma equipe que desenvolve suas atividades de forma profissional.



Decoração temática da entrada principal da sede da Assoc. Saúde & Alegria
     A decoração temática de sua sede também faz parte do marketing interno da associação, pois através da utilização de elementos lúdicos, influencia seus colaboradores a um estado de espírito festivo, decorrente da beleza do ambiente que estão inseridos. Esta decoração é alterada conforme as comemorações sazonais, como por exemplo na Páscoa.

    Para Garcia(2005), o bom aspecto visual das instalações, dos produtos e dos colaboradores são importantíssimos para a conquista de clientes:

    O bom aspecto visual de um plano de assistência médica já é um passo para a venda. A apresentação em pastas e folhetos em cores contém algumas formas de embalar o produto, destacando-o. Mas não é só: a apresentação da fachada de uma clínica, de um hospital, de um consultório, de uma maternidade é muito importante. Não esquecendo de forma alguma que de nada adianta instalações perfeitas, adequadas e aconchegantes se as pessoas que atendem os clientes, não o fizerem com delicadeza, profissionalismo e humanismo. (GARCIA, 2008, pg.38).

    2. Marketing externo 
    .
    O marketing externo da Associação Saúde & Alegria está relacionado as ações realizadas junto as pessoas não associadas. Sem o marketing externo, a divulgação do projeto Saúde & Alegria estaria extremamento deficitária.

    Principais objetivos do marketing externo na Assoc. Saúde & Alegria:


    -Divulgar da importância da humanização do ambiente hospitalar;

    -Incentivar a adesão ao trabalho voluntário;

    -Divulgar a marca Saúde & Alegria.

      Os objetivos secundários do marketing externo da Associação Saúde & Alegria são:

      -Conquistar novos associados;

      -Conquistar novos patrocinadores;


          Folder  da Assoc. Saúde & Alegria

          Os veículos de marketing externo utilizados pela Associação Saúde & Alegria são:

          -Matérias jornalísticas televisivas;
          -Anúncio em jornal;
          -Site (www.saudealegria.com.br);
          -Blog (associacaosaudeealegria.blogspot.com.br)
          -FACEBOOK(Saúde & Alegria Animação Hospitalar);
          -Folder;
          -Cartão do dia das mães ( entregue aos pacientes);
          -Cartão do dia dos pais (entregue aos pacientes);
          -Placa com nome do grupo nos carrinhos auxiliares;
          -Exposição fotográficarealizada em shopping;
          -Espetáculo Luzes da Vida, que é uma apresentação teatral realizada pelos próprios associados.

              Maurício Antônio do Nascimento, sendo entrevistado pela TV Anhanguera, filial da Rede Globo, abordando a Folia de Reis da Assoc. Saúde & Alegria.

              Maurício Antônio do Nascimento com Dra. Tia Nina (Vice Presidente da Assoc. Saúde & Alegria), em exposição fotográfica da Assoc. Saúde & Alegria, em um shopping de Goiânia.

              CONCLUSÃO:

              A utilização do marketing pelos grupos de palhaços que atuam em hospitais auxilia na administração, controle e direção das atividades dos próprios grupos, além de que,  seu arquivo torna-se registro histórico.
              Sendo assim, o marketing é um instrumento que auxilia na organização dos próprios grupos de palhaços de hospital, além de promover credibilidade junto à opinião pública.

              Nenhum comentário: